Itapevi inicia em abril campanha de vacinação contra gripe

_Vacinao_contra_Gripe2011A Prefeitura de Itapevi promoverá, entre os dias 25 de abril e 13 de maio, a campanha de vacinação contra Influenza (gripe).

Devem ser imunizadas gestantes, crianças com idades entre seis meses e dois anos incompletos, idosos, portadores de doenças crônicas e profissionais da área da saúde que lidam diretamente com os pacientes.

O atendimento será realizado em todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e USF’s (Unidades de Saúde da Família). De acordo com a Secretaria de Higiene e Saúde, a expectativa é de que mais de 25 mil pessoas sejam imunizadas durante a campanha.

“Além disso, no dia 30 de abril, o ‘Dia D’ contra a gripe, faremos uma ação especial, a fim de vacinar os moradores com idades a partir de 60 anos. Entre as 08h e às 17h, nossas unidades estarão todas abertas e à disposição dos idosos para aplicação da vacina”, ressalta a prefeita Dra. Ruth Banholzer, que aproveita para salientar a importância de se levar também o cartão de vacina. 

A influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país. O sintoma inicial da doença é a febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

“Trata-se de uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. É também frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico”, explica o secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre.

Visando dar atenção especial à gripe, em outubro de 2005, foi instituído o Grupo Executivo Interministerial, com o objetivo de acompanhar as medidas emergenciais necessárias para a implementação do Plano de Contingência Brasileiro para a Pandemia de Influenza.

Relacionados